segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Estatísticas de Segurança em SP

A Folha publicou nesta segunda dados estatísticos de violência em janeiro, fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). O título da matéria foi: "Número de mortes por homicídio sobe 1,6% em SP".

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1054194-numero-de-mortes-por-homicidio-sobe-16-em-sp.shtml

A manchete está tecnicamente correta. Porém, em uma análise estatística mais rigorosa, o mais adequado seria dizer que houve certa estabilidade no índice do ano passado para este ano, pois a variação ocorrida (de  376 em janeiro/2011 para 382 no mês passado) não sugere uma piora estrutural na violência, como a manchete pode dar a entender.

Por exemplo, suponha que não haja mudança alguma nas condições de segurança, no tamanho da população da cidade, ou no comportamento das pessoas de hoje para o próximo ano. Será que o número de mortes em Jan/2013 será idêntico ao ocorrido no mês passado? É muito provável que não, pois há uma aleatorieade intrínseca nesse processo. Portanto, a variação para mais ou para menos não seria fruto de maior ou menor insegurança (de acordo com a hipótese adotada), mas sim apenas fruto do acaso.

Já em relação a casos de estupro, houve uma variaçao maior (846 para 944), essa sim mais relevante do ponto de vista estatístico, e que pode sugerir uma piora nas condições de segurança, pelo menos em relação a esse tipo de crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário