domingo, 26 de fevereiro de 2012

Acidentes no carnaval

Como é de costume, foram divulgadas após o Carnaval as estatísticas sobre acidentes e mortes nas estradas.
Destaco uma reportagem sobre as estatísticas nas estradas federais em Sergipe, onde o reporter destaca o fato do número de mortes ter aumentado 6 vezes em relação ao ano passado:

http://www.atalaiaagora.com.br/video.php?v=11133

Parece um dado assustador, que leva a crer que os motoristas foram bastante imprudentes este ano ou que as estradas pioraram bastante.

Mas quando vemos a reportagem entende-se o porquê: apenas 1 acidente resultou em 5 mortes. Ou seja, tivesse esse acidente ocorrido ano passado, o número de mortes este ano seria 6 vezes menor do que o do ano passado. Ou então se, por um acaso, tal acidente não tivesse ocorrido, o número de mortes teria se mantido de um ano para o outro.

Portanto, sempre quando for informado algum acréscimo ou diminuição alarmante no percentual de alguma estatística, procure saber qual é a base de cálculo para esse percentual. Por exemplo, variações de 1 para 6 ou de 10 para 60 são da mesma magnitude em percentual, mas a segunda estatística é muito mais confiável do que a primeira, em relação a não ter ocorrido por acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário